ARTIST´S ALLEY | Conheça a arte de João Bosco


E aí negrada, conheci esse grande artista chamado João Bosco na Geek a Rigor XP 2019. Dividimos uma mesa redonda sobre cinema de quadrinhos (confira), e daí trocamos umas ideias sobre seu trabalho. Sendo assim, convidei o João para contar um pouco da sua história e processo de criação aqui no Artist´s Alley do Callango Nerd:

  1. quando comecei
Desenho desde criança. Comecei com animais, mais especificamente dinossauros. Não gostava de desenhar gente. Passei a me interessar quando adolescente.
Meu ensino médio foi no IFCE, quando ainda se chamava escola técnica. Fiz o curso técnico de química industrial, e me distanciei do desenho. Lá conheci um amigo que queria escrever e começamos a bolar quadrinhos.
Abandonei esse curso no sexto semestre e virei autodidata de desenho. Aprendi muito e comecei a trabalhar com 17 anos, em 98, para o mercado americano. No final de 2002 fiz artes plásticas no IFCE para aprimorar o conhecimento.
Trabalhei de 98 a 2008 quase exclusivamente com quadrinhos para o mercado americano, mas com a crise mundial, fiquei com pouco trabalho e decidi aprender pintura digital. Daí em diante fui me inserindo no mercado de ilustração em geral, com card games, capa de livro, ilustração para revistas, livros infantis, storyboard, criação de personagens, e até quadrinhos de vez em quando.

  1. processo criativo
Fiz Artes plásticas, e por conta disso tenho muito em mente os conceitos de arte do ponto de vista acadêmico. Arte como expressão do artista e como interação com o público, com o observador. Ela está no processo, tanto de ser feita como na interpretação de quem a aprecia. Na verdade essa discussão não tem fim no meio acadêmico, e o papel da arte muda com a sociedade, com o tempo. Há inclusive o questionamento se o que eu faço é arte. É um trabalho para públicos, nem sempre pra auto expressão, mas envolve criação, soluções visuais para representar ideias e sugerir sensações, cinestesias. Não tenho certeza se o que faço é arte no sentido literal do termo, mas sei que uso o conhecimento de arte pra criar meus trabalhos.

  1. O que a arte significa para mim
Sou um ilustrador, e penso no papel da ilustração na minha vida. É meu sustento, é onde me sinto criador de imagens, de mundos, de sonhos. Brinco que me sinto um pequeno "Deus" que pode tornar realidade o que imagino. É divertido poder compartilhar com todos minhas ideias, e quero compartilhar mais ainda.

Confira algumas das artes de João Bosco:

João Bosco

Gostou do que viu? Acesse as redes sociais do João para mais detalhes do seu trabalho:

FACEBOOK
INSTAGRAM

E aí, quer fazer parte do Artist´s Alley do Callango Nerd também? Entre em contato conosco inbox, nos conte sua história e divulgue sua arte!

Cearense com gosto de gás! CEO do Callango Nerd, cinéfilo, crítico, redator, desenhista, designer gráfico, professor de Cearensês e Mestre Jedi na arte de fazer piada ruim.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lady Bird - A Hora de Voar | Vale ou não a pena assistir?

Lady Bird - A Hora de Voar | Vale ou não a pena assistir?

ARTISTS ALLEY | Conheça a arte de Rafael Silva